segunda-feira, 7 de setembro de 2009

HOJE É 7 DE SETEMBRO - SEJAMOS PATRIOTAS!!!


Origem do feriado de 7 de setembro - Dia da Independência do Brasil
A independência do Brasil de Portugal é oficialmente comemorada em 7 de setembro. O príncipe-regente Dom Pedro teria proclamado o grito "Independência ou Morte!" às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia sete de setembro de 1822.


QUADRO INDEPENDÊNCIA OU MORTE OU O GRITO DO IPIRANGA.
"INDEPENDÊNCIA OU MORTE" ou "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).

O quadro feito em 1888, atualmente no salão nobre do Museu Paulista da USP, é a principal obra do museu e a mais divulgada de Pedro Américo.


O nome original dessa tela é "Independência ou Morte" mas ficou conhecida como "O Grito do Ipiranga".



A tela mede 7,60 x 4,15 m, tratando-se de uma tela retangular que representa a cena de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil. Na tela também aparecem:

-à direita e à frente do grupo principal, em semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva;
-à esquerda, e em oposição aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curiosamente.
-Essa obra foi encomendada pelo governo imperial e pela comissão de construção do monumento do Ipiranga, antes que o Museu do Ipiranga existisse, e foi completado em Florença em 1888.

O artista se preocupava em estudar todos os detalhes de seus quadros, como roupas, armas e os tipo físicos das pessoas. Para a produção deste quadro, ele se dirigia freqüentemente ao bairro do Ipiranga para conhecer-lhe a luz, a topografia e outros aspectos.

(PESQUISA EXTRAÍDA DA NET - ENVIANDA POR UMA AMIGA, NÃO SEI O AUTOR, MAS ACHEI INTERESSATE E RESOLVI PUBLICAR PARA EXPRESSAR MEU LADO PATRIOTA) 
Quem tiver curiosidade de ver essa maravilha, pode visitar o Museu do Ipiranga em SP.

Museu do Ipiranga - Museu Paulista
      Parque da Independência, s/n
Ipiranga - Zona Sul - (11) 2065-8000

Um comentário:

elisabete disse...

sou portuguesa mas fico feliz que tenham conseguido sair do dominio portugues,pois ninguem deve ser dono de ninguem.depois porque vcs o celebram no meu dia de anos.bem hajam.felicidades ao meu povo irmao

Ocorreu um erro neste gadget

COMPARTILHAR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget