quarta-feira, 6 de junho de 2012

Minhas Kokeshis - História



Faz tempo que quero compartilhar minhas bonequinhas com vcs, mas díficil sobrar um tempinho...que correria deliciosa essa minha vida cheia de cores...rs



Elas são uma garcinha, né? Tenho outras e aos poucos vou postando.
estas comprei na net, mas tem um Senhorzinho de 75 anos, muito simpático lá na Feira de Artesanato da Liberdade, aos domingos que esculpe as Kokeshis, pinta e vende numa barraquinha, sempre que vou a feira trago uma, e compro com o maior prazer, acho lindo o trabalho das mãos cansadas de pessoas idosas, o qual não se deixa abater pela idade avançada, compro porque admiro e por que gosto, além de achar importante o incentivo nesses casos.


As kokeshis (こけし ou 小芥子) representam a harmonização da beleza com a arte da simplicidade. Diz-se que foram criadas em meados do ano de 1600, para serem vendidas como souvenirs e também para as crianças mais pobres, pois naquela época só existiam bonecas de porcelana e eram muito caras (tenho uma Kokeshi de porcelana também).

Também existe uma lenda referente a essas bonequinhas:

“ Algumas versões dão que, embora o nome oficial seja Kokeshi, sua verdadeira denominação significaria “crianças perdidas“. Na região de Tohoku, quando as vilas enfrentaram intensa escassez de alimentos, crianças foram sacrificadas e serviram de alimento – e esta seria a razão para a perda dos braços e pernas destas antigas bonecas.” Wikipédia

Não consigo acreditar nessa lenda? Prefiro acreditar só na beleza que trazem ao ambiente.

Hoje em dia, elas são classificadas como:
Dento (tradicional) – As formas tradicionais da Kokeshi (Dento), seguem certos padrões particulares e são oriundas de uma determinada área. Compreendem onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro. O tipo mais comum é o Naruko, variante feita originalmente em Miyagi , podendo também ser encontrada emAkita , Iwate e em Yamagata . A rua principal da fonte termal de Naruko é conhecida como Rua da Kokeshi, e possui lojas que são dirigidas diretamente pelos escultores de Kokeshi.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

COMPARTILHAR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget